segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Gestos

(...) Essa frase aparece no livro: "De quem nasci eu?"

Agora vejo que sim. Tenho coisas do meu pai, da minha mãe. Não havia nenhuma tradição ligada a livros. O meu pai gostava muito de ler, a minha mãe também, mas o meu avô nunca o vi pegar num livro. De onde é que isto vem? E sentia-me diferente. Será que eu pertenço a esta família? Vejo os meus irmãos tornarem-se cada vez mais parecidos com o meu pai; provavelmente eu também. Não sei se já lhe aconteceu: da nossa boca saem frases que não são nossas. São da pessoa com quem vivemos, muitas vezes. Certos tiques de vocabulário que não nos pertencem que o convívio traz. Gestos. E saem-me frases que são do meu pai; certas maneiras de articular, pausas.

(António Lobo Antunes, entrevista de Anabela Mota Ribeiro, "Pública" de ontem)

Arquivo do blogue

«I always contradict myself»

Richard Burton em Bitter Victory, de Nicholas Ray.