32
― Que estás a fazer? ― pergunta Anna.
― Estou a ver uma fotografia.
― Espero que não seja de alguma antiga namorada.
― Não, porque foste pensar isso? ― respondo.
― Em que estás a pensar? ―, pergunta Anna, da mesa da cozinha e do trabalho que avançava a passo largo.
― Estou a pensar no cancro e é uma coisa que me assusta ―, respondo dizendo a verdade, enquanto pressiono as pálpebras com as pontas dos dedos. Faz-se um estranho silêncio da outra sala.
― E tu, em que pensas? ― pergunto, por mera cortesia.
― Não estou a pensar em nada, estou a pensar nas mentiras ― responde Anna secamente.
― Que mentiras? ― pergunto. Ela não responde, só suspira.
Agora levanta-se da mesa da cozinha e arruma os papéis. Depois abre a porta da despensa. Tira uma grande tigela cheia de leite. Quer dar-me um copo de leite. Fico a ver a falta de jeito dela. Volta-se para o interior da sala e tenta fechar a porta da despensa com o cotovelo, o leite entorna-se, ela olha para mim como a pedir ajuda, mas eu finjo que não vejo. Dá um passo, coxeando. Derrama mais leite. Tenta compensar o movimento inclinando a tigela para a frente. Outro passo e cresce a mancha branca no chão. Andreas, diz ela desesperada, deixando cair a tijela que se parte, o leite esparrinha em todas as direcções. Ela estende as mãos, na cara uma expressão insuportável de súplica. Abraço-a.
Abraçarmo-nos assim tornara-se a nossa frágil protecção contra o mundo exterior, contra os nossos próprios momentos de desintegração e horror. Não havia alívio nas palavras, que há muito tempo se tinham esmagado pelo mau uso. Mas abraçarmo-nos assim com força ainda era uma salvação. Nunca fez desaparecer a solidão interior, mas acalmava o coração assustado e interrompia uns instantes a sensação de uma catástrofe inevitável. Dava-nos tempo para ganhar ânimo e esquecer o que realmente acontecia à nossa volta. O que no fundo acontecia connosco.
Ingmar Bergman, A paixão
Tradução do original sueco de Inga Gullander
Revisão de Luísa Costa Gomes
FICÇÕES de filmes (Julho de 2005)
Arquivo do blogue
-
▼
2008
(196)
-
▼
abril
(25)
- (a entrevista completa ao "Tchékhov dos subúrbios"...
- John Cheever (2)
- John Cheever (1)
- quase quase dez por cento...
- e também é isto, cansaço
- e pronto, é isto
- CNN projection
- defensor do ano na NBA
- gestão de expectativas
- o amigo Terence Samuel...
- Quaker State
- The Evangelist
- Forgetfulness
- La Notte
- ler os outros © (ainda que com um atraso danado)
- James Gray
- La carencia
- One April Day
- Retiro, Madrid (2)
- (ainda de memória) Eugenio Montale
- Retiro, Madrid (1)
- Eugenio Montale (citando de memória)
- o outro Marlon Brando
- Wise Old Little Boy
- A paixão
-
▼
abril
(25)
blogues
- A Causa Foi Modificada
- a divina desordem
- A montanha mágica
- A Origem das Espécies
- agrafo
- Ainda não começámos a pensar
- Amarcord
- ana de amsterdam
- Animais Domésticos
- Anotacões de um Cinéfilo
- ARCO Argentina ter plaatse
- As Aranhas
- as invasões bárbaras
- Auto-retrato
- avatares de um desejo
- Bibliotecário de Babel
- Bomba Inteligente
- Caustic Cover Critic
- chanatas
- Ciberescritas
- Complexidade e Contradição
- Complicadíssima Teia
- Da Literatura
- dias felizes
- Disco Duro
- Duelo ao Sol
- e deus criou a mulher
- Esse Cavalheiro
- Estado Civil
- ex-Ivan Nunes
- gravidade intermédia
- Horitzons inesperats
- If Charlie Parker Was a Gunslinger, There'd Be a Whole Lot of Dead Copycats
- Intriga Internacional
- irmaolucia
- Joel Neto
- jugular
- Já Chovem Sapos
- lado “b” da minha mente
- Lei Seca
- Life and Opinions of Offely, Gentleman
- Léxico Familiar
- Margens de erro
- Menina Limão
- Mise en Abyme
- O Acossado
- O Anjo Exterminador
- O ente lectual
- O Falso Culpado
- O Inventor
- O Mundo pelos meus Olhos
- O Novo Selvagem
- o signo do dragão
- Ouriquense
- Pastoral Portuguesa
- Phantom Limb
- Poesia & Lda.
- Provas de Contacto
- Quetzal
- Ricardo Gross
- roda livre
- Sete Sombras
- Shakira Kurosawa
- sinusite crónica
- sound + vision
- State Of Art
- terapia metafísica
- the art of memory
- The Heart Is A Lonely Hunter
- umblogsobrekleist
- vida breve
- vidro duplo
- vontade indómita
- Voz do Deserto
«I always contradict myself»
Richard Burton em Bitter Victory, de Nicholas Ray.